sábado, 25 de janeiro de 2014

Significado de Artes Plásticas

O que são Artes Plásticas:

Artes plásticas é a designação dada ao conjunto constituído pela arquitetura, a escultura, as artes gráficas e o artesanato artístico.

As artes plásticas são caracterizadas, tal como as restantes artes, tanto global como individualmente, pelo efeito recíproco da forma e do conteúdo. Na evolução dos estilos artísticos se verificam características especiais de desenvolvimento histórico. Cada época, como a românica, a gótica, a barroca ou renascentista, tem estilos característicos regionais (nacionais) e individuais, com evolução própria e ligados a individualidades artísticas isoladas, cuja investigação é do foro da história da arte.

O fato de o princípio da harmonia inerente a uma obra de arte nem sempre estar ligado à concepção corrente de beleza determinada pelos ideais clássicos, já se observa na arte das culturas pré-históricas: separação entre superfície e forma, por exemplo, nas imagens rupestres e utensílios da era glaciar. Encontra-se tanto na arte dos povos primitivos, que serve as finalidades do culto mágico, como na arte popular, nas obras de arte das igrejas e cortes ocidentais e na expressão imagística das crianças, sendo a finalidade de todos os ramos da educação artística auxiliar o desenvolvimento do impulso inconsciente da criação.

A lógica da progressão do desenvolvimento de formas estilísticas através das fases da juventude, maturidade, idade adulta e avançada, bem como a importância do contexto de relações sociais, políticas e religiosas, são também fatores determinantes de todas as artes e obras artísticas, quer tenham por finalidade servir, educar, criticar ou apenas sugerir ou retratar as relações temporais.

A fé cristã, e nomeadamente a vida litúrgica, constituíram até ao início do período barroco as mais importantes forças de fomento da arte ocidental. Contudo, já a partir do Renascimento se verificou uma gradual separação da arte da sua finalidade até aí predominantemente religiosa, sendo fortalecido simultaneamente o interesse por trabalhos puramente estéticos. A consequência extrema deste desenvolvimento foi o surgir, no século XIX, da ideologia da arte pela arte, que todavia, se concretizou menos nas artes plásticas do que na literatura e na música.

As escolas e academias de arte se dedicaram ao ensino das artes plásticas. Os museus, que têm muitas vezes a sua origem em fundações particulares, têm por missão cuidar da herança artística do passado e da conservação de importantes testemunhos da arte contemporânea. Tornam acessíveis ao público, de um modo ordenado, quadros, esculturas, trabalhos gráficos e artesanato artístico, executam os restauros necessários e organizam muitas vezes exposições especiais e itinerantes. Os serviços de manutenção dos monumentos cuidam da conservação de monumentos históricos inamovíveis. Os serviços públicos de conservação da arte fazem também contratos com artistas famosos, transmitem conhecimentos no âmbito da educação de jovens e adultos, editam publicações e efetuam intercâmbios de bolseiros, de resultados de investigações científicas e de coleções com o estrangeiro.

As associações locais de arte, que orientadas por fundações particulares e subsídios públicos, se dedicam essencialmente a exposições e conferências, ocupam desde o século XVIII um importante lugar na conservação e fomento da arte.

Os críticos de arte informam o público sobre acontecimentos e questão da arte contemporânea sob a forma de crítica valorativa. Não se limitam a se pronunciar sobre as exposições e manifestações similares, mas exercem uma pedagogia artística. A Associação Internacional dos Críticos de Arte é desde 1948 a organização internacional que engloba todas as associações de críticos.

Texto reproduzido do site: significados.com.br/artes-plasticas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário