quinta-feira, 24 de abril de 2014

Artes Plásticas Bacharelado


Artes Plásticas
Bacharelado

Artes Plásticas é a profissão certa para mim?

É a criação de obras, como desenhos, pinturas, gravuras, esculturas e colagens, utilizando elementos visuais e táteis para representar o mundo real ou imaginário. O artista plástico lida com papel, tinta, gesso, argila, madeira e metais, programas de computador e outras ferramentas tecnológicas para produzir suas peças. Expõe os trabalhos em galerias, museus ou lugares públicos, ilustra livros e periódicos, além de, por meio de técnicas de animação, editoração eletrônica e digital, produzir vinhetas para TV e sites. Também gerencia acervos e mostras em centros culturais e fundações.

O mercado de trabalho.

"A demanda existe porque a questão da arte visual está presente em várias áreas da atividade humana. Hoje a visualidade está no celular, na capa do caderno, no computador, na parte gráfica", explica Maria Christina de Souza Lima Rizzi, coordenadora do curso da USP. Além disso, o maior incentivo dos governos federal, estadual e municipal na área cultural faz esse profissional encontrar trabalho em institutos e centros culturais, atuando como monitor, organizador de eventos, educador e coordenador. O terceiro setor (organizações sem fins lucrativos, como ONGs) é outra possibilidade de emprego para esse profissional na curadoria de exposições ou em trabalhos sociais. Dar aulas, para quem é licenciado, é boa opção em escolas do Ensino Infantil, Fundamental e Médio. Além de cumprir a carga horária obrigatória, há muitos estabelecimentos de ensino que oferecem cursos extracurriculares aos alunos. Essa prática vem crescendo nas instituições particulares, abrindo vagas para mais professores. Lecionar em cursos livres de artes é outra opção. Os grandes centros, como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, apresentam demanda. "O Nordeste também possui um bom mercado. A formação cultural deixou de ser um privilégio só de grandes capitais, há locais que propagam cultura própria", afirma Maria Christina Rizzi.

Salário inicial: R$ 41,56 por hora/aula (em escolas particulares, para educação artística; fonte: Sindicato dos Professores do Rio de Janeiro).

O curso.

Como há muitas opções em todas as regiões do país, é preciso atenção para escolher o curso, pois há diferentes habilitações, como animacão gráfica e cerâmica. A maior parte dos cursos são licenciaturas, que preparam o professor para atuar na Educação Infantil e nos ensinos Fundamental e Médio. Depois de fazer a opção pela graduação que mais lhe convier, ainda no vestibular é necessário passar por provas de aptidão. Na faculdade, o forte do currículo são as disciplinas da área de humanas, como história da arte, com as diversas correntes artísticas do Brasil e do mundo, multimeios, sociologia, filosofia, estética, semiótica e comunicação. A carga horária das matérias práticas também é grande, com desenho, pintura e imagens digitais, entre outras. Para se formar, é preciso apresentar um trabalho de conclusão de curso. Algumas escolas também exigem um período de estágio.

Duração média: quatro anos.

Outros nomes: Arte; Arte (educ. art.); Artes; Artes (anim. gráf.); Artes (artes vis.); Artes Aplic. (ênf. em cerâmica); Artes Vis.; Artes Vis. (des. de ilustração); Artes Vis. (educ. art.); Artes Vis. e Tecnol. da Imagem; Belas Artes; Belas Artes (artes plást.); Educ. (artes plást.); Educ. (artes vis.); Educ. (educ. art.); Educ. Art.; Educ. Art. (artes plást.); Educ. Art. (artes vis.); Educ. Art. (des.); Expressão Gráf.

O que você pode fazer.

Escultura
Criar formas tridimensionais com diversos materiais, como metais, pedra, madeira, argila ou gesso.

Ensino
Com licenciatura, dar aulas de educação artística em escolas do ensino básico. Em faculdades, lecionar disciplinas específicas, como história da arte.

Eventos
Selecionar e classificar obras de arte para a organização de mostras e exposições.

Gravura
Desenhar figuras em relevo sobre uma superfície plana de madeira, pedra, tecido ou metal, para posterior impressão.

Multimídia
Elaborar vinhetas, ilustrações ou desenhos animados para emissoras de TV, sites ou exibições públicas, empregando técnicas de animação, vídeo e computação gráfica. Planejar a exposição de obras interativas em museus e galerias.

Pintura e desenho
Representar formas em papel, telas ou paredes usando lápis, tinta, aquarela, pastel, esmalte, cera e outros materiais.

Restauração

Recuperar obras e objetos de arte antigos ou deteriorados, mantendo suas características originais.

Texto reproduzido do site: guiadoestudante.abril.com.br

Um comentário: